Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho

Última edição em 21 de julho de 2014

Avaliação de desempenho é a forma encontrada para mensurar o desempenho real dos colaboradores e a projeção de desempenho feita pela organização. O desempenho real pode ser inferior ou superior ao projetado, em que o projetado seria o padrão esperado – quando for superior, demonstra um colaborador que está produzindo acima das expectativas, já o inferior revela que o o colaborador ficou aquém do que se esperava dele.Como resultados dessa mensuração atribui-se: aprender com a experiência, capacidade de identificar problemas, apontar alternativas de soluções cooperadas entre avaliador e avaliado, maior empenho do avaliado e feedback por parte do avaliador. É preciso esclarecer que o papel do avaliador não é de prejudicar ou julgar o avaliado, e sim de atuar como orientador para que o colaborador evolua profissionalmente e supere o desempenho projetado.Promoções deixam de ser fundamentadas em achismos ou coleguismos e passam pela avaliação de desempenho. As promoções naturalmente ocorrerão para aqueles que foram bem avaliados, assim como uma maior participação no PPR. Portanto, é de extrema importância que cada colaborador saiba o que se espera dele e o que ele tem feito. A organização também reconhece tamanha importância, utilizando a avaliação como forma de revisar o perfil de cada cargo, identificar necessidades de treinamentos e mensurar quem deve ser promovido. Segundo a psicóloga organizacional da Sirtec, a avaliação de desempenho já é praticada há anos na empresa e possui papel fundamental para a nova aplicação do PPR. A última avaliação ocorreu nos meses de Julho e Agosto, referente ao primeiro semestre de 2011.