Novembro Azul e a conscientização quanto ao câncer de próstata

Novembro Azul e a conscientização quanto ao câncer de próstata

Novembro Azul

Última edição em 1 de novembro de 2022

Com o fim do Outubro Rosa entramos agora em outro mês importante e de muita conscientização, o Novembro Azul. Mês que busca alertar a população brasileira e mundial sobre outro tipo de câncer, o de próstata.

Esse movimento teve início na Austrália, em 2003, com o ideal de alertar a população masculina para os perigos trazidos pelo câncer de próstata e para a importância do seu rápido diagnóstico.

ACABANDO COM UM TABU

O combate ao câncer de próstata tem travado uma longa batalha contra o tabu da realização do seu exame clínico (toque retal). Essa percepção preconceituosa coloca em risco a vida de muitos homens que ao evitarem o exame acabam retardando um diagnóstico importantíssimo.

O toque retal é um exame realizado geralmente por um proctologista, e tem como objetivo analisar a textura e perceber a existência de algum caroço, sendo um exame rápido e pouco incômodo.

Outra alternativa é a realização do PSA (Antígeno Prostático Específico), um exame de sangue que avalia a quantidade de antígeno prostático específico, que tende a aumentar quando se há um câncer.

A PRÓSTATA

A próstata é a grande responsável pelo geração de nutrientes e fluidos que constituem o esperma, se situando abaixo da bexiga e acima do reto. Por dentro dela passa a uretra, detalhe que faz com que a dificuldade para urinar seja um sintoma comum em homens com mais de 50 anos, que contam com um crescimento benigno ou maligno na próstata.

O CÂNCER DE PRÓSTATA

É um tipo de câncer diretamente relacionado com a idade do paciente, mais de 70% dos diagnosticados apresentam 65 anos ou mais. Esse tipo de câncer se instala numa área qualquer da glândula; à medida que cresce, vai ocupando gradativamente os lobos direito e esquerdo da próstata. Conforme o tumor for crescendo, o paciente deve começar a encontrar dificuldade para urinar, além de apresentar gotejamento de urina e em casos mais raros dor e presença de sangue.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros em todas as regiões do nosso país, depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Oncoguia, cerca de 1 homem, em 36, morrerá em decorrência de câncer de próstata. Dados que servem de alerta e escancaram a importância dos exames de prevenção e consequentemente de campanhas como a do Novembro Azul.

FATORES DE RISCO

Além da idade, outros fatores aumentam a possibilidade de se ter o câncer de próstata, pacientes que possuem parentes que tiveram a doença têm risco aumentado de desenvolvê-la. Homens negros também possuem maiores chances de desenvolver a doença, assim como homens obesos.

Outro tema que tem ganhado força nos últimos anos e precisa ser analisado é a relação entre a má alimentação e o câncer de próstata. Pesquisas apontam que uma alimentação recheada de alimentos gordurosos, carnes e embutidos, pode causar diversos problemas para a saúde, esse sendo um deles. Assim sendo, uma dieta balanceada com frutas e vegetais é uma forma excelente de prevenção.

É importante salientar que maiores chances de cura estão diretamente relacionadas com um diagnóstico precoce, cuide de você e das pessoas que te amam, faça os exames e previna-se!

Leia também
Outubro Rosa: a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
Doação de cabelo ajuda na autoestima de quem tem câncer
Áreas corporativas participam da Campanha do Outubro Rosa