QUEM É O CRAQUE

QUEM É O CRAQUE

Última edição em 21 de julho de 2014

QUEM É O CRAQUE?Todo grande time de futebol tem um grande goleiro, um grande centroavante e um espetacular camisa 10. Eu disse “todo grande time de futebol”. Quando não se tem um ou dois (ou até os três) jogadores deste naipe nestas posições, o time pode até ser um bom time ou uma equipe mediana, mas jamais será um grande time.Da mesma forma, uma grande empresa precisa ter pelo menos dois craques excepcionais: um deles é o camisa 10, que é o estrategista, o cara que conhece o mercado com a palma da mão, o cara que sabe tudo do produto e que tem método para sistematizar todo este conhecimento e transformá-lo em volume de vendas, margem saudável e posição invejável no campo de guerra.O outro craque é o cara que coloca ordem e disciplina no ambiente interno da empresa, que conhece cada canto da organização, que desenvolve pessoas e pratica tolerância zero com violações à cultura. O cara que sabe colocar o cara certo na posição certa e que é temido e respeitado. Este cara também tem método e sabe transformar todo o seu conhecimento e atitudes em um sistema de gestão, enxuto, estável, seguro e produtivo. Bom, a realidade é que menos de 10 % das empresas possui pelo menos um destes dois craques. Nenhuma surpresa, portanto, com os resultados. Mais de 90 % das empresas são boas, medianas ou ruins, nunca chegando a grandes empresas, marcadas por cultura forte, resultados financeiros excepcionais e desenvolvimento de pessoas que deem continuidade ao modelo. Veja que a definição de grande empresa dada nesta última frase (cultura forte, desenvolvimento de talentos e resultados financeiros espetaculares) parece identificar organizações admiradas no mundo inteiro, como Gerdau, AB InBev, GE, Toyota e outras com o mesmo perfil.E para você, que está coçando a cabeça e pensando: “O que eu faço na minha empresa se não tenho nem perto disto?”, eu tenho uma sugestão: em primeiro lugar, encare e aceite a realidade que nem você nem ninguém na sua empresa “é o cara”. Depois, se quiser caminhar em direção ao perfil de uma grande empresa, trate de desenvolver estes craques. E escute-me bem, eu disse “desenvolver” e não trazer alguém de fora, um medalhão qualquer, caro e que fará uma aventura com seu dinheiro. Muitas empresas, especialmente as grandes e semigrandes, contratam os presidentes e diretores no mercado. O risco de não dar certo é altíssimo. Custe o que custar, desenvolva seus craques. É claro que você acolherá meu conselho se realmente aspirar a ter uma grande empresa. Se achar que desenvolver seus craques dá muito trabalho, contente-se com a mediocridade e pelo menos aprenda a bater palmas para os melhores.Paulo Ricardo Mubarack14/03/13 – 08:48