Vinte de Novembro: Dia da Consciência Negra

Vinte de Novembro: Dia da Consciência Negra

Hoje, dia 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra. Essa data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, na época líder do Quilombo dos Palmares e importante representação da resistência à escravidão no Brasil.

O Dia da Consciência Negra reflete importantes questões como o racismo estrutural e a desigualdade na sociedade brasileira.

Portanto, além de relembrar a história de Zumbi e dos africanos escravizados no passado, a data convida a todos para, através do debate e da conscientização, combater o preconceito, a desigualdade e a violência contra a população negra.

A seguir, em reflexão à data, criamos uma lista de personalidades, livros e filmes que exaltam e retratam a cultura negra:

  • Alice Walker – Escritora, poeta e ativista. É autora de A cor púrpura, livro que foi vencedor do Prêmio Pulitzer em Ficção e do National Book Award;
  • Milton Santos – Foi consultor a ONU, geógrafo e pensador baiano afastado do país durante o regime militar. Autor de O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI;
  • Carolina Maria de Jesus – foi uma notável personalidade brasileira que lançou uma compilação de trechos de seu diário como livro, onde escrevia sobre as dificuldades do racismo, da pobreza e da fome (leia: Quarto de Despejo);
  • Filme 12 anos de escravidão (2013) – Dirigido por Steve McQueen, esse filme foi vencedor do Oscar de Melhor Filme;
  • SELMA – Uma Luta por Igualdade (2014) – Direção de Ava Duvernay que recebeu duas indicações ao Oscar, em 2015;
  • CORRA! (2017) – Direção de Jordan Peele, é um filme de terror com uma narrativa sobre o racismo;
  • Estrelas além do tempo (2016) – Dirigido por Theodore Melfi, é um drama biográfico que tem como destaque a atuação de mulheres negras na NASA.

“Igualdade para um futuro melhor”.