Assédio no trabalho: Live aborda tema e conta com convidada do Inst. Como Contar

Assédio no trabalho: Live aborda tema e conta com convidada do Inst. Como Contar

Última edição em 28 de abril de 2023

No dia 27/04/2023, em nossa live interna, o tema em debate foi o assédio no ambiente de trabalho, assunto muito importante e sensível, mas sua abordagem constante é necessária como forma de prevenção, detecção e combate, e vem de modo a reforçar nossa cultura de respeito e ética.

Para abordar o tema, tivemos a presença de uma convidada muito especial, a Cybele Ozorio, que é ativista pelos direitos humanos com foco em redução de desigualdades e combate ao abuso, violência e exploração e sexual, fundadora e diretora presidente do Instituto Como Contar (@comocontar).

O Instituto Como Contar foi a forma como ela encontrou para transformar a vontade de mudar esse cenário em uma plataforma estruturada de enfrentamento e acolhimento dessas vítimas.

Falamos sobre as formas de assédio, como a empresa pode combatê-lo e o que o(a) colaborador(a) deve fazer quando isso ocorrer. Destacamos aqui os pontos chave da conversa, que podem parecer óbvios, mas que sempre precisam ser lembrados:

– Não disseminar piadas de carácter sexista, homofóbico, religioso ou que aponte defeitos das pessoas;
– Evitar elogios que não tenham como objetivo destacar o lado profissional do(a) colega;
– Não empregar condutas, gestos ou palavras (orais ou escritas) que possam gerar situação constrangedora, indesejada e desrespeitosa;
Se sofrer algum tipo de abuso:
– Procure ajuda. Faça um BO acompanhado(a) de alguém que possa apoiá-lo(a). O processo por si só pode ser desencorajador, por isso, é importante contar com o apoio de alguém (familiares, amigos, colegas, advogados e etc) ou de alguma instituição especializada;
– Comunique a empresa imediatamente, levando ao conhecimento da liderança, do RH, ou, de forma anônima, por registro no canal de denúncia;
– Acolha e ajude o colega que sofreu algum tipo de abuso, procurando superiores e servindo de testemunha;
– Procure ler, navegar por sites especializados/confiáveis que tratem sobre o assunto para saber como ajudar a combater e a prevenir todo tipo de assédio.

A Sirtec é uma empresa que zela pelo respeito e a ética com todos, mantendo o compromisso com a segurança e saúde de seus colaboradores e conta com atividades educacionais de conscientização sobre assédio sexual e moral, além de canal de denúncias anônimas (https://sirtec.com.br/contato/).

Além disso, são adotadas as medidas no Art. 23, da Lei 14.457/22, com vistas à prevenção e ao combate ao assédio sexual e às demais formas de abuso no âmbito do trabalho.