Doação de cabelo ajuda na autoestima de quem tem câncer
Última edição em 25 de outubro de 2022
Já falamos aqui no blog sobre o câncer de mama e do colo de útero, sobre suas características e como fazer o diagnóstico correto das doenças. Mas e quanto aos sintomas? Neste texto, vamos falar sobre o mais temido e o que produz um efeito imediato na autoestima das pacientes, A QUEDA DE CABELO.
E para ajudar a minimizar esse impacto, a gente vai listar aqui uma série de organizações não governamentais (ONGs) que trabalham na mediação entre as pessoas que precisam de perucas e as que estão dispostas a doar seus fios.
Mas primeiro, porque ocorre a queda de cabelo?
Isso acontece porque a terapia age indiscriminadamente em todas as células do corpo, atingindo em especial as que se multiplicam com maior rapidez, como as localizadas nos folículos pilosos.
A queda não é imediata e começa a acontecer entre 14 e 21 dias após a primeira sessão de quimioterapia. Apesar disso, os fios voltam a nascer 90 dias depois do final do tratamento.
Eu quero doar, como posso fazer?
O primeiro passo, claro, é avisar o cabeleireiro que o objetivo do corte é justamente a doação. Então, alguns outros passos devem ser seguidos:
- O cabelo deve estar seco naturalmente e limpo;
- Escolha uma mecha de, pelo menos, 10 cm para fazer o corte;
- Um elástico deve ser utilizado para prender o cabelo;
- O corte deve ser feito um dedo acima do elástico;
- Depois de cortado, o cabelo não deve encostar no chão e deve ser guardado em um saco plástico limpo para que não venha a mofar.
E agora, como faço e para quem eu devo enviar o cabelo?
Mesmo seguindo as dicas acima, é importante visitar o site da instituição escolhida e conferir os pré-requisitos e as recomendações para o corte dos cabelos. Isso é fundamental para que as perucas sejam confeccionadas com segurança e qualidade.
Confira as principais ONGs e como elas realizam o trabalho:
A ONG arrecada doação de cabelos para confeccionar e distribuir perucas a pacientes em tratamento quimioterápico ou que perderam os fios por conta de outras patologias. Para doar, é preciso ter pelo menos 20 centímetros de comprimento no cabelo e não há problema que ele seja tingido ou tenha química. É possível fazer o envio das madeixas de qualquer parte do Brasil pelos Correios.
A ONG nasceu com o propósito de arrecadar cabelos e confeccionar perucas para amparar crianças e adolescentes de baixa renda que enfrentam o câncer no Rio Grande do Sul. Vale destacar que a doação mínima é de 15 cm. Os fios devem ser enviados amarrados com um elástico via PAC ou Sedex para o endereço da instituição.
A ONG recebe todos os tipos de cabelo – liso, cacheado, crespo, com química e coloração para a confecção de perucas para mulheres e meninas no tratamento do câncer. Apesar de ser localizada em Belo Horizonte (MG), a instituição tem outros pontos de coleta em Minas Gerais, Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo e até em Atlanta, nos Estados Unidos.
Mais do que os fios tingidos e com química, a ONG recebe também doação de cabelos grisalhos – afinal, a solidariedade não tem idade. O envio é feito pelos Correios pode ser realizado de qualquer lugar do Brasil ou do mundo para o endereço da sede que fica em São Paulo, na região de Pinheiros.
Cabelo Amigo é um projeto da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas de Curitiba. A iniciativa visa arrecadar cabelos para a produção e a manutenção de perucas doadas a pessoas em tratamento médico. A ação tem uma parceria com o Instituto Embelleze, que oferece o corte gratuito para quem for doar ao HC. A doação de cabelos pode ser feita na sede do Amigos do HC ou enviada via Correios.