Palestra da Ronda Maria da Penha reforça importância da Campanha do Laço Branco

Palestra da Ronda Maria da Penha reforça importância da Campanha do Laço Branco

Última edição em 13 de dezembro de 2024

No dia 12 de dezembro, a Ronda Maria da Penha, sob o comando da Tenente PM Mônica Pedreira Costa, promoveu, em Feira de Santana, na Bahia, a palestra sobre a Campanha do Laço Branco, iniciativa voltada para a conscientização e mobilização dos homens no combate à violência contra as mulheres.

O evento contou com a participação do Sargento PM José Luciano da Silva Casas, que trouxe reflexões fundamentais sobre temas como a relação de poder e domínio dos homens sobre as mulheres, a legitimação da violência de gênero, incluindo o feminicídio, e a importância da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e justiça. Além disso, destacou o papel da educação na transformação social para a promoção da igualdade de direitos.

A Campanha do Laço Branco carrega o lema: “Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”. A iniciativa faz parte dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas, uma ação global que reúne diversas entidades e lideranças para promover discussões e implementar ações que visam a eliminação da violência de gênero.

O momento foi uma oportunidade de reafirmar o compromisso da sociedade na construção de um ambiente mais justo, equitativo e seguro para todas as mulheres, destacando que o combate à violência de gênero é uma responsabilidade coletiva.