Palestra da Ronda Maria da Penha reforça importância da Campanha do Laço Branco
Última edição em 13 de dezembro de 2024
No dia 12 de dezembro, a Ronda Maria da Penha, sob o comando da Tenente PM Mônica Pedreira Costa, promoveu, em Feira de Santana, na Bahia, a palestra sobre a Campanha do Laço Branco, iniciativa voltada para a conscientização e mobilização dos homens no combate à violência contra as mulheres.
O evento contou com a participação do Sargento PM José Luciano da Silva Casas, que trouxe reflexões fundamentais sobre temas como a relação de poder e domínio dos homens sobre as mulheres, a legitimação da violência de gênero, incluindo o feminicídio, e a importância da Lei Maria da Penha como instrumento de proteção e justiça. Além disso, destacou o papel da educação na transformação social para a promoção da igualdade de direitos.
A Campanha do Laço Branco carrega o lema: “Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”. A iniciativa faz parte dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas, uma ação global que reúne diversas entidades e lideranças para promover discussões e implementar ações que visam a eliminação da violência de gênero.
O momento foi uma oportunidade de reafirmar o compromisso da sociedade na construção de um ambiente mais justo, equitativo e seguro para todas as mulheres, destacando que o combate à violência de gênero é uma responsabilidade coletiva.