Palestra sobre Prevenção a IST’s para colaboradores em Pelotas/RS

Palestra sobre Prevenção a IST’s para colaboradores em Pelotas/RS

Última edição em 25 de abril de 2023

No início da manhã do dia 25 de abril de 2023, foi realizada uma palestra sobre segurança com a temática “Prevenção a IST” promovida pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), organizada pela secretária Ana Carolina Bauer, presidente da CIPA, Maicon Alves e a colaboradora Danúbia Dias.

O encontrou contou com a presença da enfermeira Adelita Campos Araújo, funcionária na prefeitura da cidade de Pelotas/RS.

O que são as IST? 

As IST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem a prevenção adequada e cuidados, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão também pode ocorrer da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. Além disso, de maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

Como as infecções podem permanecer em condições assintomáticas, ou seja, sem sintomas perceptíveis, o Ministério da Saúde optou por substituir o termo DST por IST. Isso porque o “D” de DST se relacionava à doença, que provoca sinais e sintomas visíveis no organismo.

As ISTs podem se manifestar de várias maneiras, por meio de feridas, corrimentos e qualquer outro tipo de mudança na genital, entre outros possíveis sintomas como a dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. Por isso é muito importante estar atento ao seu próprio corpo. Mas também deve-se realizar exames periódicos, já que como dito antes, algumas IST podem permanecer assintomáticas.

No Brasil, um milhão de pessoas possuem diagnóstico médico de IST a cada ano, sendo esse um dos principais problemas de saúde com maior impacto no sistema de saúde. Todos os indivíduos sexualmente ativos podem se contaminar, especialmente porque alguns indivíduos infectados não apresentam nenhum sinal ou sintoma, servindo como um dissipador da infecção. Então além de buscar obter um diagnostico preciso, é necessário alertar a pessoa parceira sobre uma possível chance quanto ao surgimento de uma IST.

Essas práticas apresentadas aos colaboradores são sempre muito relevantes para demonstrar que é indispensável manter um comportamento seguro, colocando a vida em primeiro lugar em todos os momentos da nossa rotina. Parabéns ao pessoal de Pelotas/RS e para a CIPA pela organização desse momento. E agradecemos a participação da palestrante Adelita pela presença e trabalho!

#VivacomSegurança


VEM SER SIRTEC!

A Sirtec, uma empresa que está no mercado da energia elétrica há mais de 30 anos, acredita que, através do trabalho desenvolvido, muda vidas, desenvolve cidades e traz novas perspectivas para as pessoas.

Também aposta no crescimento dos colaboradores incentivando a qualificação através de cursos e processos de liderança dentro da própria instituição. Além disso, tem o compromisso com a segurança, com a ética e com a transparência em todos os processos.

Vem crescer e evoluir com a Sirtec!

Confira as vagas abertas no link -> https://bit.ly/SirtecVagas