Sirtec está entre as Melhores Empresas para Trabalhar 2015
Foi anunciado no dia de ontem, 09 de dezembro, pela AMANHÃ e GPTW (Great Place to Work), as 40 companhias que se destacaram no Rio Grande do Sul como as Melhores Empresas para Trabalhar, edição 2015.
É o segundo ano consecutivo em que a Sirtec é reconhecida nesta pesquisa. O evento de premiação ocorrerá no dia 17 de dezembro no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
Este reconhecimento é de todo Ser Sirtec, parabéns!
Confira na íntegra a matéria sobre as Melhores Empresas para Trabalhar:
AMANHÃ e GPTW anunciam as Melhores Empresas para Trabalhar no RS
Conheça as 40 companhias que oferecem os locais de trabalho mais atrativos do Estado. A cerimônia de premiação será no dia 17 de dezembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre
Você sabe qual companhia mais promoveu funcionários no ano passado? E qual tem mais mulheres no quadro de colaboradores? A Revista AMANHÃ e o Instituto Great Place to Work (GPTW) revelam essas e outras singularidades na pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar – Rio Grande do Sul. Neste ano, a iniciativa chega a sua 5ª edição em solo gaúcho, com a participação de 89 empresas, em um total de mais de 64 mil pessoas consultadas.
O ranking é dividido em duas categorias: “Grandes Empresas” congrega as companhias com mais de mil funcionários e “Médias Empresas” abrange aquelas que têm entre 50 e 999 empregados. Neste ano, a primeira colocada entre as nacionais ou multinacionais com mais de mil funcionários é a Dell. Já entre as médias, a liderança fica por conta do SAP Labs (confira a lista completa abaixo).
O estudo identifica as 40 companhias que oferecem os ambientes de trabalho mais atrativos do Estado com base no nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. Os critérios de avaliação são os mesmos que o GPTW aplica em outros 52 países e se orientam pelos questionários respondidos pelos próprios colaboradores de cada empresa. O resultado permite entender como funciona a rotina dentro das organizações e seu modelo de gerenciamento em recursos humanos.
Para o presidente do Grupo AMANHÃ, Jorge Polydoro, o levantamento permite observar um panorama do que há de mais moderno nas práticas de gestão de pessoas. “Essa iniciativa vai de encontro ao conceito do atual cenário corporativo: o engajamento. A cerimônia é um momento de grande celebração e orgulho para as equipes das empresas”, destaca.
PESQUISA
O processo é composto por dois questionários – um para os funcionários e outro para os gestores da empresa ou do departamento de recursos humanos. Os empregados também respondem a duas questões dissertativas sobre como a companhia trata as pessoas. Todas as perguntas abordam as nove dimensões culturais que o GPTW considera indispensáveis em um bom local de trabalho: Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Contratar e Receber, Celebrar e Compartilhar.
Cada questionário tem peso diferente na avaliação final da empresa. A etapa que abrange as questões respondidas pelos gestores, por exemplo, é conhecida como Culture Audit e representa 33% da nota final. Já as respostas dos funcionários – etapa conhecida como Trust Index – correspondem a 56% da avaliação. Finalmente, as duas questões dissertativas completam os 11% da nota. A média ponderada desses índices é o que define quem ocupa cada posição na lista das Melhores para Trabalhar do Rio Grande do Sul. A participação é voluntária e depende da iniciativa da própria empresa, já que os questionários têm de ser respondidos por uma série de pessoas.
O método de aplicação varia conforme a companhia: pode ser feito por internet ou por escrito – se for preciso, é possível aplicar ambos os formatos. As organizações têm a garantia de AMANHÃ e do GPTW de que seus dados não serão divulgados, a não ser que figurem no ranking das 40 melhores. Todas as informações demográficas são referentes ao ano anterior à data da aplicação de pesquisa, neste caso, ao ano de 2014.
GPTW
Criado no início da década de 1980 nos Estados Unidos, o Instituto Great Place to Work atua em 53 países e, em 2015, realizou a pesquisa com 7 mil empresas em um total de 12 milhões de funcionários consultados. A primeira lista lançada em todo o mundo foi realizada no Brasil (hoje na revista Época), em 1998 nos EUA (na Fortune) e atualmente em mais de 50 países. O principal objetivo da instituição é divulgar os bons exemplos e estimular outras empresas a melhorar seu ambiente de trabalho. O Great Place to Work, presente no Brasil há 19 anos, também oferece serviços de consultoria e treinamento.
MELHORES EMPRESAS PARA TRABALHAR – RIO GRANDE DO SUL
Categoria Grandes Empresas (nacionais ou multinacionais com mais de mil funcionários)
| Posição | Empresa | Cidade |
| 1 | Dell Brasil | ELDORADO DO SUL |
| 2 | John Deere | HORIZONTINA |
| 3 | SESC/RS | PORTO ALEGRE |
| 4 | Navistar Mercosul | CANOAS |
| 5 | AES Sul | PORTO ALEGRE |
| 6 | Suspensys Sistemas Automotivos | CAXIAS DO SUL |
| 7 | VISATE – Viação Santa Tereza de Caxias do Sul Ltda | CAXIAS DO SUL |
| 8 | Comercial Buffon | CANOAS |
| 9 | UniRitter | PORTO ALEGRE |
| 10 | Comercial Zaffari | PASSO FUNDO |
Categoria Médias Empresas (empresas que têm entre 50 e 999 empregados)
| Posição | Empresa | Cidade |
| 1 | SAP Labs Latin America | SAO LEOPOLDO |
| 2 | ThoughtWorks Brasil | PORTO ALEGRE |
| 3 | Metadados | CAXIAS DO SUL |
| 4 | Jost Brasil | CAXIAS DO SUL |
| 5 | Cigam | NOVO HAMBURGO |
| 6 | Unimed Missões/RS | SANTO ANGELO |
| 7 | Castertech | CAXIAS DO SUL |
| 8 | Marelli Ambientes Racionais | CAXIAS DO SUL |
| 9 | Bebidas Fruki | LAJEADO |
| 10 | Triunfo Concepa | SANTO ANTONIO DA PATRULHA |
| 11 | Cadastra Marketing Digital | PORTO ALEGRE |
| 12 | Tecnicon Sistemas Gerenciais | HORIZONTINA |
| 13 | Unimed Litoral Sul/RS | RIO GRANDE |
| 14 | ilegra | PORTO ALEGRE |
| 15 | Imed | PASSO FUNDO |
| 16 | Fundimisa Fundição e Usinagem | SANTO ANGELO |
| 17 | Egali Intercâmbio | CACAPAVA DO SUL |
| 18 | Pmweb | PORTO ALEGRE |
| 19 | Express Restaurantes | CAXIAS DO SUL |
| 20 | Focco Sistemas de Gestão | CAXIAS DO SUL |
| 21 | e-Core | PORTO ALEGRE |
| 22 | DBC Company | PORTO ALEGRE |
| 23 | Accera | SAO LEOPOLDO |
| 24 | KingHost | PORTO ALEGRE |
| 25 | Sirtec Sistemas Elétricos | SAO BORJA |
| 26 | Service IT | PORTO ALEGRE |
| 27 | AEL Sistemas | PORTO ALEGRE |
| 28 | Grupo Api | PORTO ALEGRE |
| 29 | Totvs | PORTO ALEGRE |
| 30 | Grupo Sabemi | PORTO ALEGRE |
| Destaques |
| A Melhor do Setor de Serviços |
| Dell Brasil |
| A Melhor do Setor de Indústria |
| John Deere |
| A Empresa com Mais Mulheres |
| Express Restaurantes |
| A Empresa com Mais Jovens |
| Pmweb |
| A Empresa com Maior Escolaridade |
| Pmweb |
| A Empresa que Mais Promoveu |
| Egali Intercâmbio |
| A Melhor em Qualidade de Vida |
| UniRitter |
Mais informações:
Letícia Kiraly | letícia@comunicasul.com.br | 51 3024 5289
Néia Oliveira | neia@comunicasul.com.br | 51 9964 3325

Deixe um comentário